O Fingimento Poético em Fernando Pessoa

“A composição de um poema lírico deve ser feita não no momento da emoção, mas no momento da recordação dela”. Para Fernando Pessoa, a poesia é, pois, fingimento poético, um produto intelectual resultante da destruição do conceito romântico de inspiração, que o poeta modernista substitui por imaginação, concebendo a escrita como linguagem. Fingir é inventar, é intelectualizar o sentimento para exprimir a arte.

Efectivamente, a supremacia da razão sobre as emoções no acto de criar é sintetizada no poema “Autopsicografia”. Neste, o sujeito poético parte da afirmação “O poeta é um fingidor” para realçar a sua concepção poética: a dor real, para se elevar a poesia, tem de ser fingida, imaginada.

No poema “Isto”, Pessoa marca novamente a exclusividade da sensação intelectual “simplesmente sinto/ Com a imaginação”. Só o poeta, libertando-se do enleio, escreve em direcção a “Essa coisa (…) linda”, a região onde se gera a poesia. “Sinta quem lê!”, pois o poeta não sente, deixa isso para os que lêem.

Em síntese, deste processo de fingimento, Pessoa confronta-se com os seus muitos eus, de que advêm a construção dos seus heterónimos com vida própria, o seu fingimento pessoal “fingir é conhecer-se”.

Texto Expositivo-Argumentativo escrito por Ana Alves

9 reacções:

Anónimo disse...

obrigado, deu muito jeito ;)

Anónimo disse...

óptimo artigo, simples, concreto e fácil de associar uma ideias às outras, parabéns

Anónimo disse...

ja me safas-te no PIT com isto :b

pedrishi cheats his way through homework disse...

obrigado, salvaste o meu tpc de portugues!

Anónimo disse...

Está muito bom este texto!

Anónimo disse...

Está resumido o essencial. Estou a estudar por aqui pois se calhar vou ter de apresentar um texto expositivo argumentativo sobre o fingimento poético os meus parabéns muito bem :)

Anónimo disse...

ÉS O MAIOR!!

Davide disse...

Consegui perceber muito melhor a prespectiva do autor em relação às temáticas que são evidencias na obra.
Excelente artigo.

Anónimo disse...

ES O REI FILHO

FAZ UM FILHO A MINHA MULHER

 
BloggerTheme by BloggerThemes | Design by 9thsphere