A Nostalgia da Infância em Fernando Pessoa

Uma das principais temáticas de Fernando Pessoa é a nostalgia da infância. O poeta procura recordar a sua primeira infância, mas não consegue lembrar mais que a vida após os cinco anos, data da morte do pai.

De facto, no poema Pobre e velha música, Pessoa imagina ter sido alguém diferente na infância, “outro”, não sabendo sequer se fora feliz: “E eu era feliz? Não sei: / Fui-o outrora agora”. Estas dicotomias, sempre presentes na sua obra, mostram a dualidade de pensamentos do poeta, a impossibilidade de se definir, desconhecendo esta infância fugaz.

Na realidade, este passado é como um refúgio para o presente, uma alegria na alma do poeta, ao tentar recordar esse tempo em que era “o menino da sua mãe”. No entanto, esta não passa de um sonho, memória perdida e remota, como o próprio refere no poema Quando as crianças brincam: “E toda aquela infância / Que não tive me vem, / (…) Que não foi de ninguém”.

Concluindo, a morte prematura do pai, aliada à morte do irmão, no ano seguinte, foram factos marcantes na vida de Pessoa, que não pôde aproveitar o passado nem voltar a vivê-lo, como procurou exaustivamente durante a sua existência e o demonstrou na poesia.

Texto Expositivo-Argumentativo escrito por Raquel Silva

4 reacções:

Anónimo disse...

O seu blog constituiu uma grande ajuda para estudar para os exames nacionais... em poucas palavras resume o que os professores nos dão em páginas. Thanks

Anónimo disse...

true story anónimo! concordo

Anónimo disse...

O seu blog está excelente e constitui uma preciosa ajuda, para quem vai fazer exame nacional a português!
Parabéns e bom trabalho!

Anónimo disse...

Obrigado, está aqui uma grande ajuda.

 
BloggerTheme by BloggerThemes | Design by 9thsphere