A Fragmentação do "Eu" em Fernando Pessoa

A fragmentação do “eu” de Fernando Pessoa resulta da constante procura de resposta para o enigma do ser, aliada à perda de identidade.

Na verdade, Pessoa vê-se confrontado com a sua pluralidade, ou seja, com diferentes “eus”, sem saber quem é nem se realmente existe. Contudo, a negação do “eu” como um todo, leva-nos à forma como os heterónimos foram criados, que nos demonstra a angústia da procura pelo desvendo da vida e da morte, da perfeição e da tristeza, da humanidade e da divindade, expressa, por exemplo, no verso “Para poder nunca esgotar os meus desejos de identidade” de Álvaro de Campos. Por vezes, o próprio "eu" lírico contradiz-se, tentando entender o seu desajustamento, a exemplo no verso “Multipliquei-me, para me sentir”.

Por outro lado, Pessoa viveu a aurora do tempo em que Deus estava morto, tendo encontrado a salvação na fragmentação, na vida inventada, em que cada um dos seus heterónimos exprime um novo modo de ser e uma visão própria do mundo. Pode dizer-se que Fernando Pessoa é o poeta do não ser imaginário, sendo a heteronímia a busca de outros sentidos para a vida.

Em suma, Pessoa apresenta um diálogo múltiplo e descentrado, sendo que a sua despersonalização se trata do desaparecimento do “eu” para fazer surgir a persona, isto é, a máscara.

Texto Expositivo-Argumentativo escrito por Rita Cordeiro

8 reacções:

Anónimo disse...

ler todo o blog, muito bom

Anónimo disse...

u rule

Anónimo disse...

obrigadaaa

Anónimo disse...

Perfeito ! Grande ajuda para o Exame Nacional, se houver ...

Unknown disse...

é verdade, também ando a tirar daqui uns apontamentos para estudar para o exame :)

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

muito bom mesmo!

Anónimo disse...

No geral bom conteúdo. Só gostaria que a explicação fosse mais simples mas estudando Pessoa tal é impossível.

 
BloggerTheme by BloggerThemes | Design by 9thsphere